domingo, 26 de maio de 2013

As 500 Milhas de Indianápolis 2013 - Vitória de Tony Kanaan

Pessoal, essa será uma postagem bem especial pra mim, pois finalmente vi uma vitória de um brasileiro ao vivo no maior evento automobilístico do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis. Já imaginei ganhar uma prova ali naquele circuito oval, existem vários pilotos na hora do treino oficial (que é 1 semana antes do evento), mas 33 se qualificam para a prova.

Ainda tive que contar com a sorte de ter acordado durante a prova rolando, pois acordei na volta de número 50 e quem tava na liderança era o Marco Andretti se não estou errado. Durante a prova eu vi o Hélio Castroneves na liderança, mas por poucas voltas, pois ele ia fazer uma de suas paradas. Ao decorrer da prova, havia tido várias lideranças diferentes, se eu não me engano, as lideranças pararam nas mãos de Tony Kanaan, Hélio Castroneves, James Hinchclife (quase no fim da prova), Ed Carpenter, Ryan Hunter-Reay etc.

O mais emocionante foi no final da prova, um duelo excepcional entre Tony Kanaan x Ryan Hunter-Reay, por incrível que pareça que o Hunter-Reay é americano, os espectadores americanos preferiram o brasileiro ao invés do americano. Isso me deixou muito incrível, pois não sabia que o Tony era tão querido pelos americanos, acho que foi as 500 Milhas de Indianápolis do ano passado que o Tony na relargada restando 16 voltas pro encerramento, subiu da 8º posição para a 1º que o justificou essa paixão, não sei falar isso, sobre essa paixão incondicional pelo brasileiro.

Mas voltando, foi foda demais o duelo, me lembrou 1989 entre Brasil x Estados Unidos na Indy, entre o brasileiro Emerson Fittipaldi contra o americano Al Unser Jr. A diferença pra mim é que eu vi uma corrida ao vivo e a outra eu nem sequer havia nascido (pois sou de 1994).

O duelo foi no fim da prova, eu fiquei meio irritado na hora da bandeira amarela, quando Graham Rahal havia batido enquanto o Ryan estava na liderança, mas acreditava que o Tony ia ganhar a prova, fui até o fim na aposta, e acabou dando certo: Pois o Tony na volta de número 197, ultrapassou o Ryan e me fez acreditar na vitória cada vez mais, e pra confirmar, outra bandeira amarela, aí eu não sei quem bateu, aí eu já tava comemorando a vitória do Brasil na Indy 500, e foi o que aconteceu. Tony Kanaan campeão da Indy 500 2013!

Tony entra pra história dos vencedores da Indy 500, é o quarto brasileiro da história a vencer a maior prova do automobilismo mundial, além do Tony Kanaan, os outros brasileiros que venceram a Indy 500 foram o Emerson Fittipaldi em 1989 e 1993, Hélio Castroneves em 2001, 2002 e 2009, e Gil de Ferran em 2003.

Essa corrida de hoje foi muito especial pra mim, pois vi pela primeira vez na vida, uma vitória brasileira ao vivo em geral, e o melhor: Foi nas 500 Milhas de Indianápolis. Tudo que queria era ver era uma vitória do Brasil e ao vivo na IndyCar Series.

Bom pessoal, vou deixar a classificação geral da prova aqui:

1º - BRA - Tony Kanaan - KV Racing
2º - COL - Carlos Muñoz - Andretti Autosport
3º - EUA - Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport
4º - EUA - Marco Andretti - Andretti Autosport
5º - ING - Justin Wilson - Dale Coyne Racing
6º - BRA - Hélio Castroneves - Team Penske Racing
7º - EUA - A.J. Allmendinger - Team Penske Racing
8º - FRA - Simon Pagenaud - Schmidt Hamilton Motorsports
9º - EUA - Charlie Kimball - Chip Ganassi
10º - EUA - Ed Carpenter - Ed Carpenter Racing
11º - ESP - Oriol Servià - Panther
12º - AUS - Ryan Briscoe - Chip Ganassi
13º - JAP - Takuma Sato - A.J. Foyt Enterprises
14º - NZL - Scott Dixon - Chip Ganassi
15º - BRA - Ana Beatriz - Dale Coyne Racing
16º - FRA - Tristan Vautier - Schmidt Peterson Motorsports
17º - SUI - Simona De Silvestro - KV Racing
18º - VEN - Ernesto Viso - Andretti Autosport
19º - AUS - Will Power - Team Penske
20º - ING - James Jakes - Rahal Letterman Laningan Racing
21º - CAN - James Hinchclife - Andretti Autosport
22º - EUA - Conor Daly - A.J. Foyt Enterprises
23º - ESC - Dario Franchitti - Chip Ganassi
24º - CAN - Alex Tagliani - Barracuda Racing
25º - EUA - Graham Rahal - Rahal Letterman Laningan Racing
26º - ING - Katherine Legge - Schmidt Peterson Motorsports
27º - EUA - Townsend Bell - Panther Racing
28º - EUA - Josef Newgarden - Sarah Fisher Hartman Racing
29º - FRA - Sebastien Bourdais - Dragon Racing
30º - ING - Pippa Mann - Dale Coyne Racing
31º - EUA - Buddy Lazier - Lazier Partners Racing
32º - COL - Sebastian Saavedra - Dragon Racing
33º - EUA - J.R. Hildebrand - Panther Racing

Emfim, é essa a classificação geral da prova. Com a primeira vitória do Tony Kanaan em 500 Milhas de Indianápolis, foi mais do que justa, um show, emfim, foi ótimo para nós brasileiros e por mais que as outras provas anteriores das 500 Milhas sejam fodas, essa será inesquecível pra mim, com a vitória do Tony Kanaan, e toma um litro de leite pra comemorar.

Emfim, termina a postagem sobre as 500 Milhas de Indianápolis de 2013. Obrigado Tony! E até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário