sábado, 12 de julho de 2014

O que está acontecendo com o futebol brasileiro?

É o que todos estão pensando nessa seguinte pergunta que não quer calar desde terça-feira.

Mas enfim, o que está acontecendo realmente de mal no futebol brasileiro?

Terça-feira foi o primeiro jogo da semifinal da Copa do Mundo FIFA de 2014 que está sendo realizada aqui no Brasil, mas o que todos nós esperávamos da seleção brasileira nesse fatídico 8 de julho, não ocorreu como era pra ser: Uma vitória do Brasil (não que seja de goleada, e nem de vitória simples, quer dizer... Até poderia ser, mas seria de forma sofrida do jeito que a seleção alemã joga e jogou nos outros jogos anteriores).

 Mas afinal, o que realmente acontece no futebol brasileiro?

A verdade é que o Brasil desde 2007 NÃO é mais o país do futebol, pois novas potências de craques de outros países da Itália, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e de mais um monte estavam surgindo, e eles vinham dos clubes de base desses países que eu citei. Não é por que é da Europa que eles são uma potência, mas sim por que as federações desses países tinham estruturas suficientes e souberam aproveitar disso que tinham. O Brasil também tem essa estrutura suficiente, mas não sabe aproveitar esses jogadores pra jogar em um Mundial Sub-20 (no Sub-17 todos os jogadores do Brasil que participam jogam em clubes do próprio país, até por que só jogam na Europa quem tem 18 anos, mas logo depois vão pra Europa mesmo tendo 17 anos. Lucas Piazón é um exemplo, foi contratado pelo Chelsea ainda com essa idade, só jogou no profissional quando já havia feito 18 - isto é, se jogou uma partida né? Nem lembro se realmente atuou em uma partida). Também não tem estrutura pra jogar uma Olimpíada, embora os resultados em Jogos Olímpicos tenham sido "confortáveis", mas só que o jogo em Belo Horizonte de terça me lembrou a final olímpica de Londres em 2012, onde quando enfrentam uma seleção de porte grande conseguem arregar pra eles (em 2012 foi até que diferente, só não perdeu de goleada pro México na final por que pelo menos tentou buscar o empate até o último segundo, como no jogo contra a Holanda na Copa de 2010). A mesma coisa foi terça no Mineirão, só que desta vez ocorreu a MAIOR HUMILHAÇÃO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.

Nesse jogo, o Brasil bem no início demonstrou que estava com fome de vitória aos 2 minutos iniciais de jogo, mas uma falha de Marcelo aos 10 originou o primeiro gol da Alemanha, depois de alguns minutos, a Alemanha fez 4 gols, de repente deu uma pane GERAL no time brasileiro, foi o que eu não entendi o que ocorreu.

Mas sabe o que realmente é o inimigo de um jogador? O estrelismo, e se é de forma exagerada, vish!

Esse negócio de estrelismo exagerado não só teve em 2014, teve isso em 2006 e eu lembro muito bem.

A verdade é que NÃO SOMOS mais o país do futebol, faz muito tempo que não somos, mas só percebemos isso agora, não foi só eu, mas foi muita gente.

Eu desde criança, como eu já acompanhava futebol vi as gerações de Romário (já muito depois do título de 1994), Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho na época de 2001 até 2006 onde eles estavam na seleção principal de forma frequente (alguns saíram dali antes, enfim).

Eu posso falar que a geração deles é a melhor que eu já vi, até por que ali era raça de verdade, garra, determinação, audácia, sangue, e muita força de vontade. E essa terça esses atributos faltaram ao futebol brasileiro. Resultado: O humilhante 7x1 sofrido pelo Brasil, dentro de casa, em plena fase final de Copa do Mundo. Se essa derrota foi pior do que a final de 1950, imagine se o sofrimento da humilhação fosse na decisão no dia 13 de julho...

E detalhe, essa derrota foi a pior da história da seleção, desde 1920 não sofria uma goleada assim, tão imensa. Mas tem o pior, o que vamos falar para os nossos filhos no futuro? Que vimos um vexame (que vai durar muitos anos) para eles? Se eu for falar, explicarei o que ocorreu de real pra ele.

Eu sinceramente, confesso que em 2006 e em 2010 eu sofri de tristeza, lágrimas derramando por 1/2 hora/horas, mas nessa terça, eu RI MUITO, não derramei nenhuma lágrima por essa seleção medíocre que só pensam em marketing e em dinheiro (se alguém estivesse ouvindo eu narrar o jogo de terça, veriam que todos nós - eu e os comentaristas - esculachamos os jogadores, chamamos de tudo que é nome obsceno), pois pra mim, gente que só pensa nesses interesses próprios não passam de VENDIDOS, e eu odeio gente que se vende (ali tem muitíssimos jogadores que são estrelinhas natas mas são um CU quando estão jogando). Pois se eu estivesse ali entre os 23 convocados, negaria participar de um negócio de marketing, negaria com todas as minhas forças (mesmo levando meu afastamento da seleção ou então eu perder o dinheiro que eu podia receber seja por seleção ou clube, mas por mim eu jogaria até de graça, pois o que eu gosto realmente é de FUTEBOL), pois o que no futebol em geral realmente ocorre é dinheiro, marketing e máfia.

Detalhe: E pior também é que os mais velhos que assistiram 1950 e 2014 sofreram em dobro.

O que eu quero finalmente é: Que deem mais oportunidade aos jogadores que atuam no Brasil, pois estrutura tem, jogadores tem, clubes também tem. Enfim, não custa nada tentar né? Ou vão deixar esses vendidos continuarem na seleção ainda? Enfim, como a CBF é uma verdadeira máfia de dinheiro não espero nada do que venham deles.

Eu digo sinceramente, pra mim o futebol brasileiro está MORTO, a não ser que a CBF tente conseguir formar um time digno e não ser daqueles times que gostam de arregar em cima da hora e os torcedores tentem fazer como os manifestantes faziam e escreviam na hashtag: #OGiganteAcordou.

Enfim, agora resta esperar o terceiro e quarto lugar nesse sábado e a final de domingo.

E também resta esperar as competições que virão por aí até 2018, principalmente os Jogos Olímpicos. Mas isto é, se eles jogarem como HOMENS mesmo né? Por que se for do jeito que foi em 2014, na fase final (ou até mesmo na final) da olimpíada vão levar outra pirocada.

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário